Conheça os tipos de películas para vidros automotivos do mercado

películas para vidros automotivos

Existem alguns tipos de películas para vidros automotivos e com diferentes tonalidades, conhecer todas as opções do mercado para escolha correta deste acessório é muito importante. Para sua aplicação é necessário respeitar a regulamentação brasileira que permite um limite máximo de transparência e também com uma película de qualidade prolonga a vida útil e garante uma visibilidade com excelência, sem contar os benefícios que ela trás ao motorista e ao veículo.

Todo cuidado é preciso para não escolher qualquer uma disponível no mercado. Existem modelos de películas para vidros automotivos que podem até parecer seguros, mas quando expostos ao sol perdem seus fatores de proteção, desbotam e podem colocar a saúde do motorista e passageiros em risco. Opte por películas com garantia de fábrica, como as da Avery Dennison.

De acordo com as leis, a transparência mínima exigida para vidros incolores é de 75% no para-brisa, 70% nos vidros laterais dianteiros e de 28% nos demais vidros do veículo. Os condutores que optarem por películas automotivas com tonalidades mais escuras que o permitido podem perder cinco pontos na carteira e pagar uma multa.

Existem três tipos de tonalidades de películas automotivas que são comercializadas:

  • VLT20: considerada padrão, podendo ser aplicada em todos os carros;
  • VLT35: é a melhor opção para motoristas que desejam reduzir apenas o nível de luminosidade;
  • VLT5: ela é muito escura, chegando ao tom próximo de um saco de lixo, sendo contraindicada pela lei.

Seguindo os padrões, temos películas que diferem algumas funcionalidades:

Película básica

Seu objetivo é diminuir a visualização do espaço interior do automóvel, sendo composta de um material menos espesso e por isso acaba tendo um valor mais em conta. Normalmente, sua transparência varia de 5% a 35%, estando dentro dos padrões exigidos pela lei.

Película de segurança

Possui uma superfície mais espessa, pois o objetivo dessas películas automotivas é impedir que os estilhaços de vidro atinjam os passageiros por conta da capacidade de retê-los, em caso de acidentes ou vandalismo. Sua transparência também varia de 5% a 35%.

Película avançada

Essa película possui qualidade superior das demais, pois possui o objetivo de diminuir a incidência dos raios UV para a região interna do veículo, trazendo conforto térmico e proteção de pele e do desgaste do carro. Sua transparência varia de 5% a 50% e pode ser personalizada de acordo com a preferência de tonalidade.

Película de para-brisa

É a película automotiva que fica no vidro frontal do veículo e como já falamos anteriormente, ela precisa ter o nível de transmissão luminosa equivalente ao mínimo de 75% de acordo com a lei. Ela retem o calor, mas sem alterar a aparência do vidro.

Avery Dennison: Mais proteção, vida e tecnologia nas ruas

Conhecida mundialmente pela inovação e qualidade nos produtos de seu portfólio, a Avery Dennison oferece privacidade, proteção solar e maior visibilidade em suas películas para vidros automotivos. A qualidade premium é resultado de anos de investimentos de um grande time de pesquisa e desenvolvimento, que garante melhor estabilidade de cor e performance ao agregar tecnologias como a Nanotecnologia na fabricação dos produtos. 

A Avery Dennison se apropriou do poder da nanotecnologia ao fazer a aquisição da fábrica da Hanita Coatings em Israel em 2017, com mais de 35 anos de experiência no desenvolvimento de películas para vidros.

Todos os produtos Avery Dennison passam por uma rigorosa avaliação de qualidade, pois só assim é possível comercializar uma película térmica automotiva que atende aos mais exigentes aplicadores e consumidores com a mais alta durabilidade do mercado.

Fale com a equipe Avery Dennison.