Película automotiva permitida: saiba as características

Não dá para negar, quando se trata de proteger os passageiros e ainda por cima ter um carro mais estiloso e valorizado, todos os motoristas pensam em investir em uma película automotiva, também conhecida como film. E essa realmente é uma excelente opção! Porém, para não ter problemas com multas e outros prejuízos para a segurança e saúde, saiba mais sobre a  película automotiva permitida pela lei. 

Para começar, descubra o que diz o artigo 111 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB):

“É vedado, nas áreas envidraçadas do veículo:

I – (VETADO)

II – o uso de cortinas, persianas fechadas ou similares nos veículos em movimento, salvo nos que possuam espelhos retrovisores em ambos os lados.

III – aposição de inscrições, películas refletivas ou não, painéis decorativos ou pinturas, quando comprometer a segurança do veículo, na forma de regulamentação do CONTRAN.  (Incluído pela Lei nº 9.602, de 1998)”

Em poucas palavras: a película automotiva permitida não coloca a segurança do motorista e seus passageiros em risco. 

Então, como é a película automotiva permitida pela lei?

Você encontrará no mercado muitos tipos de películas, mas nem todas estão dentro do permitido pela legislação. Ao escolher ou indicar um modelo, confira o nível de transparência: ela deve ter transparência mínima de 75% no para-brisa, 70% nos vidros laterais dianteiros e de 28% no restante dos vidros. Ou seja, na hora de escolher o film para seu carro, não fuja das indicações. Afinal, você não quer colocar sua família em risco, não é? 

Existem muitas películas protetoras permitidas  e que deixam o carro cheio de estilo. A Avery Dennison possui portfólio completo de películas para carro com diferentes tons e, para quem não gosta de vidros escuros, a Avery Dennison® IR Shield 75 – Películas Automotivas Não Refletiva é a melhor opção pois tem aspecto imperceptível.

Qual é a penalidade para quem não usar uma película automotiva permitida? 

Para quem não respeita as regras, os prejuízos vão muito além do financeiro. A natureza dessa infração é grave, marcando 5 pontos na CNH. E ainda tem mais! O motorista que for pego utilizando películas fora da lei terá o veículo retido para regularização e deverá retirar a película na hora, correndo o riscar o vidro e deixar marcas de cola, pois o indicado é que um profissional retire da forma correta. 

Como escolher a melhor película para o seu carro 

O melhor é que você coloque já na primeira vez películas com índice de transparência permitidos por lei, para garantir que você estará protegido, dentro das regras permitidas e utilizando um produto original.

Além de deixar o automóvel muito mais bonito, os benefícios das películas são mais que  a parte estética. Os produtos da Avery Dennison, por exemplo, oferecem proteção solar, conforto térmico, segurança e muito mais! 

  • Acesse aqui para conhecer as linhas de películas automotivas Avery Dennison.

 

**Rejeição de Calor Solar considerando o Total de Energia Solar Rejeitada (TESR) na versão de de Luz Visível Transmitida de 5%. Garantia pessoal e intransferível. Para obter informações sobre termos de garantia, exclusões e limitações aplicáveis, consulte o certificado de garantia, fichas de técnicas de produtos, outras literaturas e boletins no nosso site: graphics.averydennison.com.br.